Tiro Esportivo
A oferta de locais para a prática de tiro é grande na cidade de São Paulo. Porém, boa parte funciona como stand para treinamento do tiro como método de defesa e não o tiro esportivo, que é praticado nos jogos olímpicos. Mesmo assim, praticar em stands convencionais pode ajudar o atleta que deseja entrar no tiro esportivo.
História
Com a invenção da pólvora pelos chineses e a chegada dela na Europa, levada pelos árabes, foram criadas as primeiras armas usadas em guerra, ainda na idade média. Ainda no século XVII surgiram as primeiras competições de tiro, por isso a modalidade estava presente na primeira Olimpíada da era moderna, em Atenas, 1986.
O histórico de medalhas deixa claro o domínio absoluto dos americanos. Ao todo, eles conquistaram 107, mais que o dobro da segunda colocada China, que tem 49.
Regras
O tiro esportivo possui ao todo 15 eventos, sendo 9 masculinos e 6 femininos. As competições de pistola com ar 10 metros, carabina de ar 10 metros, carabina três posições 50 metros, fossa olímpica dublê, fossa olímpica e skeet são disputadas por ambos os sexos. Enquanto o tiro rápido 25 metros, pistola livre 50 metros e carabina deitado 50 metros são exclusividades dos homens.
Cada modalidade tem uma regra diferente, quanto ao tamanho e peso da arma, o tipo e distância dos alvos. São essas especificidades que fazem as categorias diferentes entre si. O que é comum entre todas é que o vencedor é sempre o atleta que faz mais pontos.
Perfil do Atleta
Retrospecto
O Brasil conquistou as suas 3 primeiras medalhas de sua história olímpica no tiro esportivo. Nos jogos da Antuérpia, em 1920, a modalidade rendeu uma medalha de cada cor. Afrânio da Costa ficou com a medalha de prata na pistola livre 50 metros, a primeira da história do país. Já o primeiro ouro do Brasil veio no tiro rápido 25 metros com Guilherme Paraense. E a equipe de tiro da pistola militar 50 metros, que contava com Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade, além dos outros dois medalhistas, trouxe o bronze.
Eles desenvolvem concentração e foco mental, para permanecerem relaxados, já que qualquer tensão resulta em um erro grave. Força e resistência também são necessárias.

