top of page

O Brasil nunca conquistou nenhuma medalha na esgrima.

Retrospecto

Perfil do Atleta

O jogo é realizado numa plataforma de 14 metros de comprimento e 1,5 a 2 metros de largura (medidas oficiais). Apenas dois atletas competem na pista por vez. Sendo que, cada um deles, deve estar equipado com uma máscara facial, uma jaqueta protetora, bermudas brancas, meias e sapatos, além de portar a sua arma.

O duelo é composto por três assaltos com 3 minutos cada, sendo 1 minuto de intervalo entre eles. O atleta vencedor será aquele que marcar mais pontos ao final do tempo regulamentar ou que fizer 15 pontos primeiro. Em caso de empate, o jogo será decidido no toque de desempate, quem fizer o ponto primeiro vence.

Regras

A esgrima é derivada de uma forma de combate praticada por antigos egípcios e romanos. As regras só foram desenvolvidas na Europa do século XVIII e XIX e duram até os dias de hoje, o que mudou no esporte com o tempo foi o uso da tecnologia.

Por ser uma modalidade muito antiga, a esgrima já estava consolidada como uma prática esportiva quando se iniciaram Olimpíadas da era moderna, em 1896, e por isso ela é um dos quatro esportes presentes desde os primeiros jogos, em Atenas. Porém as competições femininas só começaram em 1924, em Paris.

Um dos berços da esgrima, a Itália é o país que mais conquistou medalhas olímpicas, seguida de perto pela França.

História

Esporte bastante conhecido, mas pouco praticado no Brasil, a esgrima é uma modalidade individual e que também é disputada por equipes. Os combates sempre acontecem com apenas dois atletas na pista e pode ser disputados com a espada, o sabre ou o florete.

Esgrima

Velocidade, reações rápidas, agilidade e movimentação dos pés são importantes. Estabilidade, equilíbrio e a coordenação entre olhos e as mãos, além de raciocínio rápido também são desenvolvidos.

bottom of page