top of page

Se engana quem pensa que não é preciso preparo físico para disputar a modalidade. A firmeza nos braços é essencial para atingir o alvo. Além disso, boa pontaria e concentração para aguentar uma grande pressão psicológico são muito importantes.

Retrospecto

Perfil do Atleta

Embora a modalidade seja muito difícil, ela possui regras simples. No modelo olímpico, o alvo fica posicionado a 70 metros dos atletas – tanto homens quanto mulheres e ao final dos lançamentos os pontos são somados para decidir o vencedor.

Regras

O arco e flecha surgiu como instrumento de caça e guerra a pelo menos 5000 anos. Como esporte, ele desenvolve-se a partir de exercícios militares. Em 1900 chegou aos jogos olímpicos de Paris, mas por falta de regras internacionalmente aceitas foi retirado do programa em 1920, após as Olimpíadas da Antuérpia.

Em 1931 uma federação internacional foi criada, a Fita. E em 1972, nos jogos de Munique, o esporte foi reintroduzido. Mesmo sem ter ganho nenhuma medalha na primeira era do tiro com arco, a Coreia do Sul é quem domina a competição com 34 medalhas no total, além disso 3 dos 4 ouros olímpicos atualmente pertencem ao país asiático.

História

O tiro com arco pode ser praticado em lugares fechados ou abertos. O esporte, também conhecido com arco e flecha, não é muito popular no Brasil e os praticantes mais conhecidos são todos da ficção.

Tiro com Arco

Os arqueiros desenvolvem braços firmes, boa pontaria e concentração. Além disso, há muita pressão psicológica na competição, e esse é um ponto que tem que ser focado.

bottom of page