top of page

Nas competições de meio-fundo o Brasil possui medalha apenas nos 800 metros. Joaquim Cruz conquistou um ouro nos Jogos de Los Angeles, em 1984, e uma prata nas Olimpíadas seguintes, em Seul.

Retrospecto

As corridas de meio-fundo estão representadas nos Jogos Olímpicos pelas provas de 800 metros, 1500 metros e 3000 metros com obstáculos. Todas as três corridas são para homens e mulheres.

Os 800 metros e 1500 metros são provas que exigem estratégia e preparo físico semelhante, por isso alguns atletas participam das duas modalidades. As regras são simples: os corredores devem largar e permanecer na sua raia até a primeira curva (cerca de 100 metros), ao final da prova, quem cumprir o percurso mais rápido vence.

Já nos 3000 metros com obstáculos, são realizados 35 saltos sobre uma barreira sólida (se o atleta não conseguir pular sobre ela, provavelmente irá cair) de 76,2 cm para mulheres e 91,4 para homens. Destes 35 saltos, 7 incluem cair num fosso com água – o fosso começa com 70 cm exatamente abaixo da base da barreira e se inclina até atingir o mesmo nível da pista.

 

Regras

Corrida de Meio-Fundo

Capacidade de recuperação física e mental é obrigatória. Velocidade e tática, para ter um ritmo bom na chegada também são essenciais. 

Perfil do Atleta

bottom of page