top of page

Canoagem

A canoagem é uma modalidade que pode ser realizada tanto em águas calmas como em corredeiras. O esporte é bastante confundido com o remo, que também é uma modalidade olímpica, mas o caiaque é o que mais se assemelha a canoagem.

História

A canoagem surgiu a partir da utilização de canoas como meio de transporte. Não se sabe ao certo quando o homem passou a utilizar as pequenas embarcações para realizar competições. O que se sabe é que a canoagem de velocidade só passou a ser um esporte olímpico a partir dos Jogos de Berlim, em 1936; embora tenha sido disputado em caráter demonstrativo nas Olímpiadas de Paris, no ano de 1924.

Já a categoria Slalom só foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos em Munique - 1972. Assim como acontece no remo, a Alemanha domina amplamente o total de medalhas conquistadas. Se juntarmos todas as equipes alemãs que já ganharam medalhas na competição, – Alemanha (63), Alemanha Oriental (30), Equipe Alemã Unida (11) e Alemanha Ocidental (11) – a soma do número de medalhas é de 115.

Regras

A canoagem possui duas categorias: a de velocidade e o slalom. A primeira é mais popular e geralmente é disputada em percursos de 2000 metros. Entretanto, nas Olímpiadas o trajeto vai de 200 a 1000 metros. As competições são realizadas com uma ou duas pessoas nas embarcações. O vencedor é quem completar o percurso mais rápido.

A corrida de slalom tem como objetivo transpor um percurso de rio (natural ou artificial) com até 400 metros. O trajeto é definido por 18 a 25 portões e o competidor precisa completar a prova sem cometer nenhuma falta e no menor tempo possível. Em caso de toque nos portões o tempo será acrescido com uma penalidade de 2 segundos.

Perfil do Atleta

Retrospecto

O Brasil não possui nenhuma medalha em toda história olímpica da canoagem.

Flexibilidade física, força e energia são desenvolvidos neste esporte, à medida que as  repetições nas atividades aeróbicas mobilizam todos músculos da parte superior do corpo, além das pernas.

bottom of page