Dentro das provas do atletismo, o salto triplo é a modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas. Ao todo foram 6, sendo 2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. As duas medalhas de ouro foram conquistadas por Adhemar Ferreira da Silva, em 1952, Helsinque, e 1956, Melbourne. A medalha de prata e uma das de bronze veio com Nelson Prudêncio em 1968, na Cidade do México, e em 1972, nos jogos de Munique, respectivamente. As outras duas medalhas de bronze foram conquistadas por João Carlos de Oliveira, uma em 1976, Montreal, e a outra em 1980, Moscou.
Retrospecto
O Salto triplo é uma competição para homens e mulheres. Na prova, cada atleta corre numa pista de 40 a 45 metros e quando atinge a tábua de salto, pula para frente, pousa com o pé de impulso, então dá um passo com outro pé, e finalmente se projeta para chegar o mais longe possível na caixa de areia. O competidor que alcança a maior distância é declarado vencedor.
A tábua de salto tem 20 centímetros e os saltos que partem da faixa vermelha na tábua são considerados inválidos.As provas de salto em distância são realizadas por homens e mulheres e possuem as mesmas regras para ambos. Numa pista de 40 a 45 metros, os atletas correm em direção a uma caixa de areia e devem saltar assim que atingem a tábua de salto. Quem alcançar a maior distância, ganha.
A tábua de salto tem 20 centímetros e os saltos que partem da faixa vermelha na tábua são considerados inválidos.
Regras
Salto Triplo
Eles também são bons velocistas, mas com potência e ritmo, conseguem compensar a falta de velocidade na corrida. O treinamento é focado em exercícios que aumentam a habilidade de estender e contrair os músculos em rápida sucessão.

